quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017


GT: Economia Compartilhada, Consumo e Cultura Empreendedora (2E3C).

1.    Objetivos
Refletir sobre o papel da cultura empreendedora na contemporaneidade, como manifestação do espírito do tempo, que articula as dimensões da produção, do consumo e do cotidiano.
Analisar os discursos dos agentes e instituições do campo do empreendedorismo e do empreendedorismo social presentes em plataformas midiáticas, bem como os produtos midiáticos que incorporam a cultura empreendedora em sua constituição, por meio de representações sociais.
Dessa forma, elegemos como objetos de estudo:
a) os discursos midiáticos que promovem e incorporam a cultura empreendedora;
b) as narrativas de vida, relacionadas com o espírito empreendedor, em sua construção comunicacional, em suportes midiáticos ou em situações de entrevista.
c) A questão do consumo é tratada tanto como consumo simbólico, implicado na produção midiática, quanto nos significados das práticas de consumo em projetos empreendedores e de empreendedorismo social – incluindo as narrativas de vida relacionadas à experiência do consumo.
2.    Linha de Pesquisa:
Linha 01: Narrativas de Vida dos Agentes da Cena do Empreendedorismo e do Empreendedorismo Social: Refletir sobre o papel da cultura empreendedora na contemporaneidade, como manifestação do espírito do tempo, que articula as dimensões da produção, do consumo e do cotidiano. Analisar os discursos dos agentes e instituições do campo do empreendedorismo e do empreendedorismo social presentes. Analisar as narrativas de vida articuladas à cultura empreendedora, em suas vinculações à esfera produtiva, às práticas de consumo e em sua propagação pelo cotidiano.

GT: Teoria da Cultura do Consumidor (TCC).

    Objetivos
Refletir sobre o papel da Teoria da Cultura do Consumidor na contemporaneidade, com o olhar voltado para a sociedade pós-moderna, pois ela entende os significados culturais como sendo numerosos e fragmentados, portanto, vê a cultura como uma amálgama de diferentes grupos e significados compartilhados, ao invés de uma construção cultural homogênea.
Analisar os discursos dos agentes a partir da Teoria da Cultura do Consumidor, sob o olhar de uma família de perspectiva teórica, que vem se destacando por congregar um grupo informal de pesquisadores que, de alguma forma, se identificam com a utilização de uma abordagem cultural para o estudo do consumo e dos consumidores.
2. Linhas de Pesquisa:
Linha 01: Culturas do Mercado: envolvendo temas ligados as dinâmicas socioculturais, incluindo comunidades de marca, comunidades de fãs, microculturas de consumidores, subculturas de consumo, tribos de consumo, sendo o mercado um mediador de laços sociais e relações sociais. 
Linha 2: Padrões Sócio históricos de Consumo: envolvendo a moldagem do consumo por classes, etnicidade, gênero, e outras categorias sociais habituadas ao consumo sob condições de recursos culturais atenuados, a institucionalização e a reprodução das relações de poder através das hierarquias socioeconômicas.


Informações: Hommel Pinheiro Lima (88) 3512.3299 Ramal 229 ou pelo e-mail nucleonecct@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário