GT: Economia Compartilhada, Consumo e Cultura Empreendedora (2E3C).
1. Objetivos
Refletir sobre o papel da cultura empreendedora na contemporaneidade,
como manifestação do espírito do tempo, que articula as dimensões da produção,
do consumo e do cotidiano.
Analisar os discursos dos agentes e instituições do campo do
empreendedorismo e do empreendedorismo social presentes em plataformas
midiáticas, bem como os produtos midiáticos que incorporam a cultura
empreendedora em sua constituição, por meio de representações sociais.
Dessa forma, elegemos como objetos de estudo:
a) os discursos midiáticos que promovem e incorporam a cultura
empreendedora;
b) as narrativas de vida, relacionadas com o espírito empreendedor, em
sua construção comunicacional, em suportes midiáticos ou em situações de
entrevista.
c) A questão do consumo é tratada tanto como consumo simbólico,
implicado na produção midiática, quanto nos significados das práticas de
consumo em projetos empreendedores e de empreendedorismo social – incluindo as
narrativas de vida relacionadas à experiência do consumo.
2. Linha de Pesquisa:
Linha 01: Narrativas de Vida dos Agentes da Cena do Empreendedorismo e do
Empreendedorismo Social: Refletir sobre o papel da cultura
empreendedora na contemporaneidade, como manifestação do espírito do
tempo, que articula as dimensões da produção, do consumo e do cotidiano.
Analisar os discursos dos agentes e instituições do campo do
empreendedorismo e do empreendedorismo social presentes. Analisar as
narrativas de vida articuladas à cultura empreendedora, em suas
vinculações à esfera produtiva, às práticas de consumo e em sua propagação
pelo cotidiano.
GT: Teoria da Cultura do Consumidor (TCC).
1 Objetivos
Refletir sobre o papel da Teoria da Cultura do Consumidor na
contemporaneidade, com o olhar voltado para a
sociedade pós-moderna, pois ela entende os significados culturais como
sendo numerosos e fragmentados, portanto, vê a cultura como uma
amálgama de diferentes grupos e significados compartilhados, ao invés de uma construção
cultural homogênea.
Analisar os discursos dos agentes a partir da Teoria da Cultura do
Consumidor, sob o olhar de uma família de perspectiva teórica, que vem se
destacando por congregar um grupo informal de pesquisadores que, de alguma
forma, se identificam com a utilização de uma abordagem cultural para o estudo
do consumo e dos consumidores.
2.
Linhas de Pesquisa:
Linha 01: Culturas do Mercado: envolvendo temas ligados as dinâmicas
socioculturais, incluindo comunidades de marca, comunidades de fãs,
microculturas de consumidores, subculturas de consumo, tribos de consumo, sendo
o mercado um mediador de laços sociais e relações sociais.
Linha 2: Padrões Sócio históricos de
Consumo: envolvendo a moldagem do consumo por classes, etnicidade,
gênero, e outras categorias sociais habituadas ao consumo sob condições de
recursos culturais atenuados, a institucionalização e a reprodução das relações
de poder através das hierarquias socioeconômicas.
Informações: Hommel Pinheiro Lima (88) 3512.3299 Ramal 229
ou pelo e-mail nucleonecct@gmail.com
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