quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Grupo de Estudos Sobre Economia Compartilhada, Consumo

e Cultura Empreendedora - (2E3C)

Público: Pessoas que tenham interesse nos temas Economia Compartilhada, Consumo, Empreendedorismo e Empreendedorismo Social.

Local dos encontros: Sala 05 da Biblioteca João Paulo II (FAP)

Inscrições: até o dia 16/09/2016

Total de vagas: 15 (Quinze)

Encontros: Quinzenais ( 1ª e 3ª segunda-feira do mês)

Horário: 17:15h às 18:15h

Primeiro encontro: 19/09/2016

Informações: Hommel Pinheiro Lima (nucleonecct@gmail.com) 


Proposta
Parte da discussão sobre o espírito do capitalismo, tendo como impulso inicial as reflexões de Max Weber, e a atualização dessa temática por Boltanski e Chiapello (2009). Dessa forma, discutimos as relações entre os sujeitos e a dimensão socioeconômica do capitalismo, que enquadra as práticas dos seres humanos a partir de suas condições estruturais e na forma como são estabelecidas negociações na dimensão cotidiana, nas esferas coletivas de mediação e nas trajetórias individuais.
Bauman (2009) define o consumo a partir da mercantilização das relações do homem preso a teias de significados, identificando nestas teias o papel da cultura de consumo, transpomos seu raciocínio para traduzir o papel do consumo na constituição dos seres em sociedade: é por meio de teias de consumo que os sujeitos estabelecem relações com o outro e produzem a si mesmos, promovendo relacionamentos e transformações. O processo paradoxal do consumo e sua ressignificação são, em última instância, um intercâmbio de relações, como defende Lipovetsky (2005), apoiado na filosofia do Hiperconsumo.

Objeto de Estudo

O objeto de estudo desta pesquisa está situado na confluência dessas duas leituras, desses dois eixos de observação do capitalismo contemporâneo: a cultura empreendedora e a produção de relações de consumo.
Dessa forma, elegemos como objetos de estudo:
 a) os discursos midiáticos que promovem e incorporam a cultura empreendedora;
b) as narrativas de vida, relacionadas com o espírito empreendedor, em sua construção comunicacional, em suportes midiáticos ou em situações de entrevista.
c) A questão do consumo é tratada tanto como consumo simbólico, implicado na produção midiática, quanto nos significados das práticas de consumo em projetos empreendedores e de empreendedorismo social – incluindo as narrativas de vida relacionadas à experiência do consumo.
Objetivos
v  Refletir sobre o papel da cultura empreendedora na contemporaneidade, como manifestação do espírito do tempo, que articula as dimensões da produção, do consumo e do cotidiano.
v  Analisar os discursos dos agentes e instituições do campo do empreendedorismo e do empreendedorismo social presentes em plataformas midiáticas, bem como os produtos midiáticos que incorporam a cultura empreendedora em sua constituição, por meio de representações sociais.
Propósito
v  Caminhar no processo de troca acadêmica e intelectual entre comunidades de pesquisa e heranças culturais distintas a partir da construção de um espaço de interlocução baseado nas perspectivas interdisciplinares oferecidas por pesquisadores de diferentes centros de pesquisas.
v  Desenvolver estudos com foco no entendimento do consumo em uma perspectiva multidisciplinar, especialmente pesquisas com foco em questões envolvendo grupos sociais diversos, regionalidades, comunidades de consumo, redes de apoio social assim como formas de apropriação de significados.  
v  Investigar o fenômeno contemporâneo do empreendedorismo, em suas múltiplas faces (empreendedorismo, empreendedorismo social, a “vida como empreendimento”), consumo em suas variadas dimensões, por meio de sua importância econômica e social, e nas suas convergências com o consumo.

Linhas de Pesquisa:

Linha 1: Narrativas de vida dos agentes da cena do empreendedorismo e do empreendedorismo social – presentes no consumo e produzidas em situações de entrevista.
Ø  Refletir sobre o papel da cultura empreendedora na contemporaneidade, como manifestação do espírito do tempo, que articula as dimensões da produção, do consumo e do cotidiano.
Ø  Analisar os discursos dos agentes e instituições do campo do empreendedorismo e do empreendedorismo social presentes.
Ø  Examinar as narrativas de vida articuladas à cultura empreendedora, em suas vinculações à esfera produtiva, às práticas de consumo e em sua propagação pelo cotidiano.
Leitura Recomendada:

BAUMAN, Zigmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2008.

BOLTANSKI, Luc e CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São
Lipovetsky, G & Charles, S. (2004), Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Barcarolla.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito capitalista. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário