Grupo de Estudos Sobre Economia Compartilhada, Consumo
e Cultura Empreendedora - (2E3C)
Público: Pessoas que tenham
interesse nos temas Economia Compartilhada, Consumo, Empreendedorismo e Empreendedorismo
Social.
Local dos encontros: Sala 05 da
Biblioteca João Paulo II (FAP)
Inscrições: até o dia 16/09/2016
Total de vagas: 15 (Quinze)
Encontros: Quinzenais ( 1ª e 3ª segunda-feira
do mês)
Horário: 17:15h às 18:15h
Primeiro encontro: 19/09/2016
Informações: Hommel Pinheiro Lima
(nucleonecct@gmail.com)
Proposta
Parte da discussão sobre o espírito do capitalismo, tendo como impulso
inicial as reflexões de Max Weber, e a atualização dessa temática por Boltanski
e Chiapello (2009). Dessa forma, discutimos as relações entre os sujeitos e a
dimensão socioeconômica do capitalismo, que enquadra as práticas dos seres
humanos a partir de suas condições estruturais e na forma como são
estabelecidas negociações na dimensão cotidiana, nas esferas coletivas de
mediação e nas trajetórias individuais.
Bauman (2009) define o consumo a partir da mercantilização das relações do
homem preso a teias de significados, identificando nestas teias o papel da
cultura de consumo, transpomos seu raciocínio para traduzir o papel do consumo
na constituição dos seres em sociedade: é por meio de teias de consumo que os
sujeitos estabelecem relações com o outro e produzem a si mesmos, promovendo relacionamentos
e transformações. O processo paradoxal do consumo e sua ressignificação são, em
última instância, um intercâmbio de relações, como defende Lipovetsky (2005),
apoiado na filosofia do Hiperconsumo.
Objeto
de Estudo
O objeto de estudo desta pesquisa está situado na confluência dessas
duas leituras, desses dois eixos de observação do capitalismo contemporâneo: a
cultura empreendedora e a produção de relações de consumo.
Dessa forma, elegemos como objetos de estudo:
a) os discursos midiáticos que promovem
e incorporam a cultura empreendedora;
b) as narrativas de vida, relacionadas com o espírito empreendedor, em
sua construção comunicacional, em suportes midiáticos ou em situações de
entrevista.
c) A questão do consumo é tratada tanto como consumo simbólico,
implicado na produção midiática, quanto nos significados das práticas de
consumo em projetos empreendedores e de empreendedorismo social – incluindo as
narrativas de vida relacionadas à experiência do consumo.
Objetivos
v Refletir sobre o papel da cultura empreendedora na contemporaneidade,
como manifestação do espírito do tempo, que articula as dimensões da produção,
do consumo e do cotidiano.
v Analisar os discursos dos agentes e instituições do campo do
empreendedorismo e do empreendedorismo social presentes em plataformas
midiáticas, bem como os produtos midiáticos que incorporam a cultura
empreendedora em sua constituição, por meio de representações sociais.
Propósito
v Caminhar
no processo de troca acadêmica e intelectual entre comunidades de pesquisa e
heranças culturais distintas a partir da construção de um espaço de
interlocução baseado nas perspectivas interdisciplinares oferecidas por
pesquisadores de diferentes centros de pesquisas.
v Desenvolver
estudos com foco no entendimento do consumo em uma perspectiva
multidisciplinar, especialmente pesquisas com foco em questões envolvendo
grupos sociais diversos, regionalidades, comunidades de consumo, redes de apoio
social assim como formas de apropriação de significados.
v Investigar o fenômeno contemporâneo do empreendedorismo, em suas múltiplas
faces (empreendedorismo, empreendedorismo social, a “vida como empreendimento”),
consumo em suas variadas dimensões, por meio de sua importância econômica e
social, e nas suas convergências com o consumo.
Linhas
de Pesquisa:
Linha 1: Narrativas de vida dos
agentes da cena do empreendedorismo e do empreendedorismo social –
presentes no consumo e produzidas em situações de entrevista.
Ø Refletir sobre o papel da
cultura empreendedora na contemporaneidade, como manifestação do espírito
do tempo, que articula as dimensões da produção, do consumo e do
cotidiano.
Ø Analisar os discursos dos
agentes e instituições do campo do empreendedorismo e do empreendedorismo
social presentes.
Ø Examinar as narrativas de
vida articuladas à cultura empreendedora, em suas vinculações à esfera
produtiva, às práticas de consumo e em sua propagação pelo cotidiano.
Leitura
Recomendada:
BAUMAN, Zigmunt. Vida para consumo: a
transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2008.
BOLTANSKI,
Luc e CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São
Lipovetsky,
G & Charles, S. (2004), Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Barcarolla.
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